26 de setembro de 2007

Sistema Escolar

O ano letivo começa na primeira semana de setembro e termina na última semana de junho. Por lei, toda a criança de 6 a 16 anos deve frequentar a escola. Grande parte das crianças também frequentam o Jardim de Infância entre os 4 e 5 anos.
Existem dois sistemas escolares gratuitos: o sistema de ensino público e o de ensino católico. Para visitantes o ensino pago.

Consulte o Departamento de Admissão e Matrícula pelo telefone 416-222-8484 TCDSB (Escolas Católicas) ou pelo telefone direto 416-393-5590 - Ext. 2586 / Enir Bassani.
PARA MAIS INFORMAÇÕES
Escolas públicas
416-397-3000
Para registrar seu filho, dirija-se escola mais próxima de sua casa e leve consigo:
certidão de nascimento ou passaporte da criança;
certidão de batismo (só para as escolas católicas);
documentação de imigração;
documentação referente a vacinas (as crianças têm de ser vacinadas antes de entrarem na escola).
Ensino Elementar
O ensino elementar tem a duração de 8 anos. Muitas das escolas têm programas especiais para as crianças recém chegadas que não falam Inglês.
Algumas escolas oferecem programas de línguas (Heritage Language Programs) durante o horário da escola. Há também o ensino de Português fora das horas escolares, aos sábados, para que as crianças aprendam e pratiquem o idioma de origem.
Ensino Secundário
As escolas secundárias oferecem uma variedade de disciplinas que preparam os alunos para o ensino superior, pós-secundário ou profissionalizante.
Existem matérias a três níveis de aproveitamento: básico, geral e avançado. O nível básico prepara o aluno unicamente para o trabalho. O nível geral prepara para um instituto técnico ou para o trabalho. O nível avançado prepara para o ensino superior a nível de universidade ou alguns programas de institutos superiores.
Ensino Pós-Secundário
O ensino pós-secundário é realizado nas Universidades, Institutos de Artes Aplicadas e Tecnologia (Applied Arts & Technology), normalmente designados "Colégios Comunitários" (Community Colleges) ou em escolas vocacionais particulares.
As universidades fornecem publicações gratuitas dos cursos e disciplinas.
Continuing Education
Existem vários programas para adultos que queiram fazer reciclagem profissional, se especializar, ou mesmo se aprofundar em assuntos de interesse pessoal. Os Conselhos Escolares, Colégios Comunitários e Universidades oferecem cursos durante o dia, noite ou por correspondência.
Agências comunitárias, departamentos recreativos municipais e as bibliotecas também oferecem uma grande variedade de cursos em regime de meio expediente para adultos.
A maioria das escolas e universidades oferecem publicações gratuitas detalhando seus cursos e disciplinas.
Admissão nas universidades e colégios canadenses
Informações destinadas às pessoas educadas fora do Canadá, que desejam se inscrever em universidades e colégios do Canadá
Esta ficha foi preparada para responder a algumas das perguntas que são feitas freqüentemente nos pedidos de informações (do estrangeiro).

Nenhum comentário: