26 de setembro de 2007

Motoristas

O recém-chegado pode usar durante 60 dias sua carteira de motorista válida, emitida por outro país, estado ou província. Após esse período, deverá obter carteira de motorista de Ontário, passando por exame completo de direção que inclui exame de vista, teste escrito e de direção. Motorista com carteira de outra província canadense ou dos Estados Unidos terá apenas que ser aprovado no exame de vista.

Como Obter a Carteira de Motorista
Em Ontário, a idade mínima para requerer carteira de motorista é de 16 anos de idade.
Para tirar a carteira de motorista da Classe "G" , deverá fazer o seguinte:
- Estudar o "Guia do Motorista" (Driver’s Handbook), que explica as regras de trânsito de Ontário e a maneira correta de como dirigir o veículo. O guia está publicado apenas em Inglês e Francês e pode ser comprado em qualquer Centro de Exame de Motorista ou em certas livrarias.
- Fazer exame de vista e prova escrita. A prova escrita poder ser feita em Português.
- Ao ser aprovado no exame de vista e na prova escrita, receberá carteira da classe "L" que é uma carteira de aprendizagem, válida por um ano e que lhe permite dirigir, desde que acompanhado por motorista com carteira válida.
- Quando estiver devidamente preparado, marque o exame de direção. Se for aprovado, receberá imediatamente carteira temporária que será substituída mais tarde pela definitiva.
Sistema de Penalização por Pontos
Existe um sistema de penalização por pontos (demerit points) para as infrações de trânsito. Todas as infrações ficam registradas durante dois anos a partir da data da infração. Se acumular nove pontos, terá que ir a uma entrevista e explicar os motivos, para sua carteira não ser suspensa. Se acumular 15 pontos, a carteira será apreendida por 30 dias. Quando a carteira lhe for devolvida, os pontos no seu cadastro serão reduzidos para sete. Se voltar a acumular 15 pontos, a carteira ficará apreendida por seis meses.
Seguros
O seguro para veículos motorizados é obrigatório por lei. Dirigir sem seguro é uma infração muito grave, punível por multa, suspensão da carteira até um ano e possível apreensão do veículo por três meses.
Acidentes
Se estiver, direta ou indiretamente envolvido em algum acidente, deverá permanecer no local do mesmo. É considerado uma infração abandonar o local do acidente sem oferecer ajuda.
Dirigir sob a Influência de Álcool
Dirigir sob os efeitos de álcool ou de drogas é infração criminal. Se a polícia suspeitar que esteve bebendo, tem o direito de o parar e fazer-lhe uma análise de hálito, para medir o nível de álcool no seu sangue. Se o nível for superior a 0.8%, será considerado incapacitado para dirigir. As penalidades impostas são severas.
Cintos de Segurança
Por lei, os motoristas e os passageiros devem utilizar cintos de segurança. Todas as crianças e bebês devem viajar com cinto de segurança, em cadeirinhas especiais para os assentos de automóveis.
A Compra de Carros Usados
Ao comprar um carro usado, é sensato levá-lo a um mecânico licenciado para ser examinado antes de efetuar a compra. Certifique-se se o carro possui o Certificado Regular de Segurança (Safety Standard Certificate) emitido por um posto de inspeção de veículos.
Alugar um carro
Para alugar-se um carro , de maneira geral, exige-se a idade mínima de 25 anos, CH (mesmo do seu país de origem), cartão de crédito internacional com valor disponível para garantia de pagamento do seguro.
Há muitas boas companhias :
http://www.justcarrental.com/canada/car-rental-vancouver-airport.php
site de pesquisa de preços :
http://cars-for-less-car-rent.com/?deals/canada/vancouver.html
http://www.bc.budget.com/
http://www.hertz.ca/
http://www.avis.ca/ (Thrifty = W.Broadway)

Nenhum comentário: