26 de setembro de 2007

Habitação

Para alugar uma casa ou apartamento, procure na seção de aluguel nos classificados dos jornais. Procure também anúncios que digam "Apartment for Rent’ ou "Vacancy" nas áreas residenciais. Um corretor de imóveis também poder lhe prestar assistência gratuitamente, pois são pagos pelo proprietário. Antes de alugar, leia com cuidado qualquer "Iease" ou "offer to lease" (oferta para alugar ou contrato de aluguel). Analise bem os papéis antes de assinar, pois trata-se de documento legal. A lei do Inquilinato, Parte IV (Landlord and Tenant Act Part IV) trata dos direitos e deveres dos locatários e locadores.

Ajustes de Aluguel
Todos os anos, o Governo de Ontário estipula um limite máximo de aumento de aluguel. Este limite está relacionado com a taxa de inflação. O aumento estipulado para o ano 2003 de 2,9%.
Compra de um Imóvel

Ao comprar uma casa ou apartamento é aconselhável procurar uma imobiliária (Real Estate Company) que seja filiada Associação dos Corretores Imobiliários (Real Estate Board). Não haverá custos, pois os corretores são reembolsados pelo proprietário.
Se comprar uma casa de um particular, consulte um advogado, de preferência advogado especializado em compra e venda de imóveis. Por questões de conflito de interesses, o comprador e o vendedor não devem usar o mesmo advogado. A Corporação Canadense de Habitação e Hipotecas (Canada Mortgage and Housing Corporation - CMHC) oferece variados serviços, inclusive o seguro de hipotecas da lei Nacional de Habitação (National Housing Act - NHA). Este seguro visa a proteção da companhia financeira quando os pagamentos não são cumpridos. Através do programa do NHA, o requerente pode obter uma hipoteca com um depósito mínimo de 5%.Para hipotecas que não estão cobertas pelo seguro, as financeiras de Ontário exigem um depósito mínimo de 25%.
Menores
É contrário à lei, criança abaixo de 12 anos ficar em casa desacompanhada. Em Ontário há várias creches que cuidam de crianças durante o dia, enquanto os pais trabalham. Contate o Ministério Comunitário de Serviços Sociais.
Dados importantes: aos 16 anos, já pode dirigir, trabalhar tempo integral, não frequentar a escola, liberdade sexual e casar; aos 18 anos votar, e aos 19 anos comprar cigarro e bebidas alcoólicas.
Se os pais não tiveram meios de pagar o custo total dos serviços de um jardim de infância ou creche, poderão ter direito a receber algum auxílio financeiro através de um subsídio (Day Care Subsidy). Cada creche tem um número limitado de lugares subsidiados e às vezes existem listas de espera. Não há subsídios para babás (babysitters).
Programas Escolares: Muitas escolas oferecem programas escolares antes e depois do horário escolar normal. Contate a sua escola local ou conselho escolar local para mais informações.
RELOCATE CANADA - O "canivete suíço"

Este site é "O" site para entender os termos relativos a imóveis:
- Conversões de medidas;
- Glossário dos termos de Real Estate;
- Cotações
RELOCATE CANADA
Newcomer's Guide to Canadian Housing
... o verdadeiro MANUAL com TUDO sobre moradia no Canadá... com glossários e explicando passo a passo como escolher sua casa...Escrito sob medida para quem acaba de imigrar e não sabe por onde começar...
http://www.settlement.org/sys/library_detail.asp?doc_id=1000691 (em formato .PDF)

Outros sites:
http://www.gotransglobe.com/

Nenhum comentário: