20 de novembro de 2007

Roteiro das Montanhas Rochosas... 15 dias de carro



Um breve relato do que é o passeio

Quatorze dias de carro, sozinho, saí de Vancouver e volto pra Van... Percorrendo 2300km. Planejei o passeio ainda no Brasil e já fiz as reservas e paguei com antecedencia os hotéis e o carro.
Meu passeio passará pelas seguintes cidades (relacionando as que dormirei, algumas passando mais dias: Vancouver, Kelowna, Calgary, Banff, Lake Louise, Jasper, Kamloops, Whistler, Vancouver.
A viagem está sendo realizada começando no dia 13/11/07 e terminando em 27/11/07. Nao por coincidencia, pega a abertura da temporada de inverno em Whistler...

Vancouver

Bom, passei alguns dias em Vancouver e jah tinha vindo de Toronto... O carro eu já tinha alugado na Hertz. Era um modelo simples, o basicão, mas briga daqui, renegocia dali... (meu ingles eh feijáo com arroz), acertei em devolver o tanque vazio (peguei cheio) mas paguei 5 dolares a mais pra pegar um Toyota RAV4.
Pelo que to passando de gelo na estrada, acho que teria medo com um carro mais simples...

Vancouver-Kelowna (389km)


BOm... eh uma experiencia um tanto diferente... primeiro pq dirigi numa Highway, sozinho, sem navegador... segundo pq ainda tava sentindo o carro...
Vale mto a pena, mas recomendo cautela.
Parece exagero, mas tem trechos dessa estrada que estão sempre escorregadios... (exemplo, pertinho do pedágio)... Tava nevando, e aqui eh aprendi o pq existe freio ABS (No Brasil a gente nao usa!!)...
Estrada bonita, mas optei por um pedaço pequeno pra dormir mesmo com umas 4 horas de viagem, pra ir me acostumando...
Amanha tem um trecho maior...

Kelowna


Dormi no hotel Sandman... A cidade não oferece nada de especial... mas ta bem localizada... Tem uma prainha de lago qe parece ser legal no verao...

Kelowna-Calgary (616 km)

Agora sim!!!
Logo na saida de Kelowna tem um lago mto lindo... O caminho era longo e resolvi acordar cedo...
Valeu a pena.
Dei sorte pq fez um dia lindo (diferente do anterior)... A paisagem eh mto bonita...
e o primeiro contato com as Rocky Mountains impressiona!!!
Viagem longa, cansativa, mas compensatória.

Calgary (dois dias)

Fiquei no Ramada Downtown. Mto bom, bem localizado, mas o atendimento poderia ser melhor... O pessoal da recepçao não eh nativo, e nao achei que tivessem mto boa vontade (diferente dos outros hoteis todos).
A cidade eh bacana... Fiz compras num outlet... descansei... e conheci o Centro Olímpico... As rampas de ski e a pista de bobsleght impressionam!!!
Cidade boa pra se viver!

Calgary-Banff (129 km)

A estrada nao tem mto atrativo... Pista dupla, bem cuidada e a paisagem eh tipica de Alberta com suas fazendas... Nessa época do ano eh meio árida... a pastagem ta amarelada e nao tem neve por ali... Plano, sem árvores e montanhas...
Estrada boa... viagem curta!

Banff (2 dias)

Olha...
Banff eh um xodózinho... Parece uma mini Campos do Jordão... Mas com menos gente.
Tem estaçao de esqui.
Recomendo com mta força uma subida na gôndola... Vai de manhã, e se quiser fica o dia todo... O visual la de cima eh maravilhoso...
Fiquei hospedado no Banff Inn, bem situado e mto bem instalado... Estavam trocando o carpete, entao tava meio barulhento... mas nada que incomodava (eu nao tava ali pra ficar no hotel!)
Recomendo comerem carne no Tony Roma's... Bem no centrinho... Eh cara, mas realmente eh comida boa!

Banff - Lake Louise (57km)

Estrada curta...
Saiam da Hwy 1 e peguem a 1-A.... Eh linda...
Soh pode andar carro por ela. Tem mto mais wildlife e as paisagens valem mtas fotos... (observem meu álbum, mas comentem!!!)
hehehehe

Lake Louise

Soh passei uma noite na cidade...
O lago eh maravilhoso!!! Vale o ingresso... Sem dúvida eh a imagem mais marcante das Montanhas ROchosas...
Muito frio nesse lugar... Saí de lá hoje de manha e a temperatura tava em -21 C!!!!
Como o ceu tava maravilhosamente azul, resolvi passar no lago pra tirar fotos com ceu azul... Jah tinha ido ontem, mas tava nublado.
A noite foi tao gelada que o lago congelou de um dia pro outro!!! IMpressionante!!!
Minhas fotos mostram isso...
A vila nao tem nada!! Tdo que vc for fazer será no hotel! Lugar pequeno mesmo... Ahh, tem estaçao de esqui tambem.

Lake Louise - Jasper (232 km)

Bom...
Essa estrada eh a Icefield Parkway... Mtos dizem ser a mais bonita do mundo...
EU nao conehço tantas estradas que me permitam falar isso (apesar de adorar dirigir em estrada)... Mas eh a MAIS BONITA QUE CONHEÇO!!!
Uma paisagem mais bonita do que a outra... E o ceu azul como tava hoje... Ganhei meu dia!!!
Sem dúvidas... Inesquecivel essa estrada....
Imperdível...
TIre o dia pra fazer a viagem... sao mtos pontos de parada!!!
Pela época em que fui, infelizmente, nao peguei lagos descongelados... Tdo branquinho, verde (dos pinheiros) e o azul do ceu!!
Mtas atraçoes estavam sinalizadas como CLOSED, mas ainda assim... EH LINDA!!!
vale mto a pena...
o melhor passeio até agora das Rochosas, foi essa estrada!!!
Estou em Jasper, qdo comecei esse tópico... Amanah fico por aqui e conto mais (até finalizar semana que vem)
Espero que gostem e participem com perguntas... dúvidas... sugestoes... críticas...
manda bala!!!!

Jasper

Bom, pessoal...
A cidade eh bem pequena... Por nao estar mto perto de nenhum centro grande, ela parece caraterizar uma passagem com parada obrigatória. Fica no cruzamento de duas rodovias (a que liga as capitais de BC e Alberta... Vancouver e Edmonton) e a Icefield (que passei ontem).
Tem tambem uma estaçao de trem que parece ser bem agitada... O movimento de trens de passgeiros e de cargas eh enorme.
Alem disso, alguns lagos legais, a cidade em si, tipicamente de interior e campos de golf (pra quem gosta) e pista de esqui. Nao esquiei aqui pq to guardando minhas energias (e grana) pra Whistler, no final de semana.
De mais a mais, a cidade não eh mais interessante do que Banff... Mas eh bom salientar que o que a coloca no roteiro turístico eh que a Icefield Parkway (que viajei ontem e postei quase 50 fotos, de tao linda) ta dentro de Jasper...
Portanto... quem chegar a Jasper pela Icefield nao precisa ficar mais de um dia aqui...
Pra mim a parada foi importante pela posiçao estratégica (meio da viagem, descansar um pokinho, relaxar, internet, lavar roupa... cositchas assim).
Abraçao...
amanaho to indo a Kamloops....

A estrada entre Jasper e Kamloops eh mais tranquila do que eu imaginei.
A viagem, embora longa, passa rápido como a mudança da paisagem. Vale lembrar que Jasper da em Alberta e Kamloops ta em British Columbia, o que significa que tem o fuso de uma hora entre uma e outra...
As paisagens sao mais bonitas nos primeiros 100km de estrada, qdo mais perto de Jasper...
Mesmo assim, uma viagem sossegada.
:)

Kamloops

Cheguei na cidade e me senti como que voltando ao mundo urbano... Aqui volta a ter Future Shop, Candiant Tire, shopping centre....
Mas, nao se iludam, nao eh mto mais do que isso nao!
A cidade parece ser um médio centro, mas nem por isso tem de tudo.
Antes de começar o roteiro eu fiz (recomendo) uma pesquisa em sites de compra de tickets (ticketmaster.ca) para ver o q estaria acontecendo onde eu iria passar...
Em Kamloops estaria tendo um jogo do Harlem Globettorters. Nao pensei duas vezes... lembro que tinha até um desenho deles!!!! (alguem lembra?!?!?!)
COmprei pela net e fui no jogo... Na real??? Esperava mais dos caras... Eles sao bons, mas tem mta piadinha batida.
Mas soh pode falar quem foi, né??
Hehehehe

Kamloops - Whistler (298 km)

A parada em Kamloops foi soh pra dormir e seguir viagem com destino ao paraíso do esqui (e snowboard) na américa do norte: Whistler.
O caminho era de menos de 300 km, mas eh bom dizer que estrada tem trechos muito Hard...
Nao que seja longo o caminho ou mta neve (nao peguei), mas tem lugares que sao mto apertados, pontes pra um carro de cada vez e mta sinuosidade nas montanhas...
Algumas paisagens bonitas, mas reservem mais tempo pra viagem, que surpreende um pokinho (por exemplo, cansei mais hoje do que ontem entre Jasper e Kamloops).
Sobre whistler... Tenho quatro noites aqui... No final eu conto (mas to achando show de bola!!!)
abs

2 comentários:

Anônimo disse...

Estou planejando Canadá. As dúvidas que surgem são:Costa Leste ou Oeste? De carro ou de ônibus em pacotes fechados? Se costa oeste, pode ser em junho ou é melhor no inverno? Dá para curtir nio verão canadense?
Obrigado
Aguardo respostas neste blog.
Leandro

maike disse...

Ola! estou planejando alugar um carro em Vancouver e fazer o trajeto inverso ao seu
VAncouver- Kamloops- Jasper - Banff - Lake Louise- Calgary
Quantos dias vc recomenda em cada cidade??