6 de novembro de 2007

Edmonton


Edmonton é a capital da província canadense de Alberta, a segunda cidade mais populosa da província, atrás somente de Calgary, e a segunda capital provincial mais populosa do país, atrás somente de Toronto. Localiza-se próxima ao centro geográfico de Alberta. Edmonton possui uma população de 707 271 habitantes, com mais de um milhão de habitantes em sua área metropolitana. Fundada em 1795, Edmonton é atualmente um grande centro industrial, onde se destaca principalmente o processamento e refino de petróleo.Edmonton é a segunda capital provincial mais populosa do Canadá, atrás somente de Toronto, sendo um centro cultural, governamental e educacional. São realizadas em Edmonton vários eventos anuais de classe mundial, dando à cidade o cognome de Festival City. A cidade possui o maior shopping center da América do Norte, o West Edmonton Mall (que já foi o maior do mundo), e o maior parque histórico do país, Fort Edmonton Park. A cidade foi incorporada em 1904.


Populacao
Segundo o censo de 2006, Edmonton possui uma população de 730,372 habitantes, sendo a segunda mais populosa cidade de Alberta (atrás de Calgary), e a quinta maior cidade do Canadá. Sua área metropolitana, com 1,034,945 de pessoas, é a sexta mais populosa do país. Mesmo assim, dado a sua extensão territorial, Edmonton é uma cidade relativamente pouco densamente habitada. A densidade populacional de Edmonton é de 974 hab/km², a mais baixa de uma grande cidade no Canadá e nos Estados Unidos - cerca de 67 vezes menor do que a densidade populacional da cidade de Nova Iorque.Cerca de 40% da população de Edmonton possuem algum degrau de ascendência inglesa ou irlandesa. Outros grupos étnicos minoritários incluem descendentes de alemães, ucranianos e chineses.

Economia
O processamento, refino e distribuição de petróleo, bem como a produção de derivados, são a principal fonte de renda de Edmonton. Petróleo e gás natural são distribuídos para todo o país, bem como exportados para os Estados Unidos, através de oleodutos e gasedutos e caminhões. Os principais derivados de petróleo produzidos são gasolina e produtos químicos.O turismo possui um papel cada vez mais importante na economia da cidade. A presença do maior parque histórico do país, bem como a do maior shopping center do mundo, atrai turistas vindos de todas as partes do Canadá e dos Estados Unidos.A produção de papel e madeira, produtos de metal e alimentícios são outras fontes de renda importante de Edmonton. Dois jornais diários servem a cidade, a The Edmonton Journal e a The Edmonton Sun bem como cinco canais de televisão.

Educacao
Escolas: Edmonton possui cerca de 200 escolas públicas, que atendem a um total de 82 mil estudantes por ano. Outras 80 escolas cristãs atendem outros 32 mil. O município fornece as verbas necessárias para ambos os sistemas. Bibliotecas: Edmonton possui uma biblioteca central no centro da cidade, bem como várias outras bibliotecas menores espalhadas pela cidade. Verbas são fornecidas pelo município. Educação superior: A Universidade de Alberta está localizada em Edmonton, do lado do vale do Rio North Saskatchewan. É a principal universidade da província, e uma das mais reconhecidas do país (especialmente na área de pedagogia). Outras 4 faculdades também oferecem cursos de ensino superior, dentro dos limites municipais de Edmonton. No total, são 60 mil estudantes que estudam em alguma instituição de ensino superior na cidade.

Parques e Turismo
Edmonton é a cidade com mais metros quadrados de parques per capita no Canadá. A cidade possui no total aproximadamente 3,8 mil hectares de área verde.Entre os inúmeros parques, destaca-se principalmente o vale do Rio Saskatchewan, uma área verde, e protegida pelo município. Esta gigantesca área verde, a maior do continente norte-americano localiza-se ao longo do Rio Saskatchewan, estendendo-se por mais de 100 quilômetros. Ali, estão localizadas muitas pistas de golfe, tanto públicas ou privadas. Dado a inclinação do vale, o parque também possui várias pistas de esqui, que são usadas nos invernos da cidade. Um zoológico (Valley Zoo) também está localizado dentro deste vale. No total, são 7 450 hectares, dos quais dois quintos estão localizados dentro de Edmonton.Outros parque importante é o Northlands Park, uma gigantesca área de exibição, onde grandes shows musicais, exposições, rodeios, eventos esportivos e comerciais são realizados. Aqui também é realizado um festival, o Klondike Days, em memória à corrida do ouro da década de 1890. Este festival é realizado todo julho.Destacam-se também o Gateway Park, um parque que contém um monumento em homenagem ao petróleo, material que permitiu o rápido crescimento da província de Alberta, e a tornou uma das mais influentes no Canadá; e o Elk Island National Park, uma grande reserva natural que possui jóias da fauna do oeste da América do Norte, como o bisão.Edmonton possui um museu provincial, a Museum of Alberta in Edmonton, que trata sobre a história da província de Alberta. Um museu de aviação, a Alberta Aviation Museum e um centro de ciências (Odyssium), dedicada para promover e dilvugar a ciência a estudantes em idade escolar. A cidade também possui uma orquestra sinfônica, uma associação municipal de ópera, e sedia a principal companhia de balé de Alberta, a Alberta Ballet Company.Acima de tudo, Edmonton é mundialmente famosa ao West Edmonton Mall, o maior shopping center da actualidade. Dispõe de mais de 850 lojas e estabelecimentos comerciais

Transporte
O sistema de transporte público de Edmonton é totalmente integrado. É administrado pela Edmonton Transit System, e opera uma malha de rotas de ônibus e uma linha de light rail, de 12,3 quilômetros de comprimento e com dez estações.Edmonton possui dois aeroportos, um internacional, operando vôos comerciais a nível regional, nacional e internacional; bem como um aeródromo, usado apenas pela aviação geral. Duas linhas ferroviárias cortam a cidade, bem como três rodovias nacionais.A maioria das ruas e avenidas em Edmonton são nomeadas através de números, através de um sistema de nomeamento, adotado em 1914. Um número de pontes conectam a margem norte de Edmonton com a margem sul da cidade.
Sites interessantes
http://www.edmonton.ca/
Edmonton Oilers
O Edmonton Oilers eh simplesmente mania nacional aqui, hehe... a cidade fica louca quando o time chega nos playoffs e tudo gira em torno dos jogos, todo mundo vai pros pubs e bares assistir e torcer e depois todos vao comemorar as vitorias na whyte avenue com buzinaco e festas!O time ja foi 5 vezes campeao da Stanley Cup e em 2006 chegou na final, mas perdeu, infelizmente.Outros times q fazem sucesso aqui sao o Edmonton Eskimos, de futebol americano, que ja foi 22 vezes campeao da Grey Cup, e o Edmonton Rush, um time de Lacrosse.Tinha o Edmonton Drillers, de futebol society, mas eles nao tinham mto publico entao acabaram vendendo a franquia.
sites:


EDMONTON TOURISM
videos , imagens
Vejam como é linda a região da capital da província de Alberta

Baladas
a nightlife aqui eh super agitada, a galera sai muito na Whyte Avenue (mais bares e pubs) e na Jasper Avenue (mais danceterias)...dependendo do que vc gosta, da pra ir em varios lugares no mesmo dia porque muitos nao tem consumacao, entao vc entra e se nao estiver bom, simplesmente vai pro proximo!bares na whyte avenue: Wild, Thirsty Turtle, O'Byrnes, Barrios, Filthy McNasty's e muitos outrosbares na jasper avenue - The Druid, On the Rocks, Stonehouse, Oil City Roadhouse, Mambobaladas na jasper avenue: Halo, red star, The Bank, Fluid Lounge, Oil City

Bicicletas
andar de bike por aqui eh bem facil, a cidade eh praticamente plana em sua maioria, tendo ladeiras na regiao do rio north saskatchewan somente. nao ha mtas ciclovias, mas as ruas sao largas e os carros respeitam as bikes que ficam na direita.Quase 99% dos ciclistas sempre usam capacete.Eu gosto de andar depois das 9 da noite, porque a galera ja tah em casa e eu fico com praticamente 1 faixa da rua soh pra mim, eu tenho usado minha bike como meio de trasnporte e levo 30 mins geralmente de onde moro (capilano, no sudeste da cidade) ate o centro, ou ate a whyte avenue, que sao os lugares mais legais na minha opiniao.

Bairros mais legais
sem sombra de duvida, o sul da cidade eh o que mais se destaca. Melhores casas, pessoas com maior poder aquisitivo, maior seguranca... acredito que tenha se desenvolvido por causa da universidade de alberta.mas o centro eh otimo pra quem quiser ter a conveniencia de morar num lugar facil e com transporte pra todos os lados de onibus e metro, e se precisar usar taxi, as corridas tb nao vao ser caras.regioes boas pra se morar no sul, sudeste e sudoeste: 76 avenue (campus area), groat road, fulton road, capilano, gold bar, river valley, hawrelak area, downtown: jasper avenue, entre as ruas 112th e 126th e kingsway, perto do city centre airportoeste: glenora (mais caro de todos) e west endnorte: o norte nao eh mto bom nao, eh longe e mto industriallembrem-se q essa eh aminha opiniao, talvez uma outra pessoa aqui nao goste destes lugares q eu mencionei.

comunidade de brasileiros
edmonton tem poucos brasileiros, se comparado com as classicas vancouver, toronto e montreal...pra se ter uma ideia, a maioria dos meus amigos canadenses nunca tinha conhecido um brasileiro, o que eh bom pq vc fica mais exotico, hehe...se vc quiser informacoes mais detalhadas, junte-se a nossa comunidade aqui no orkut, "Brasileiros em Edmonton, AB"http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=636085

tarifas e rivalidades
alberta eh a unica provincia q cobra somente GST (6%), enquanto as outras cobram GST mais uma tarifa provincial (em BC acho que eh 13%)...o custo de vida aqui esta aumentando principalmente pra se comprar casas, os precos estao exorbitantes por causa do boom do petroleo, vc acha condos por 350 mil dolares ou mais, e casas por 400 mil...mas aqui ainda continua mais barato do que Calgary, tanto nos precos de produtos quanto em housing.E a rivalidade com eles eh grande, mto por causa do esporte e tb por causa da escolha da capital. Edmonton foi escolhida a capital e Calgary deveria ter recebido a universidade de alberta, mas aconteceu que a universidade ficou em strathcona, uma cidade q acabou sendo incorporada a edmonton em 1904, entao a briga ja comecou ha muito tempo e ate hoje existe, principalmente na rivalidade entre Edmonton Oilers e Calgary Flames, mais conhecida como "Battle of Alberta".mesmo assim, Calgary cresce mais, e parece estar mais organizada e com menos crimes (crimes geralmente domesticos, nao assaltos). Calgary tem mais dinheiro e mais empresas, entao edmonton sente uma ponta de inveja por eles serem a maior cidade agora, o q nao acontecia 15 anos atras.Mas eles se vangloriam que edmonton eh mais cultural, tem mais verde, e mais festivais, alem de abrigar a final do circuito de rodeio... mesmo que calgary tenha o stampede, calgary sempre quis ter a final, do rodeo mundial, mas edmonton acabou sendo escohida.






Um comentário:

Anônimo disse...

Amiable fill someone in on and this fill someone in on helped me alot in my college assignement. Thanks you as your information.